O Prêmio
Criado em 1998, o Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul nasceu durante um período de consolidação da instituição, após a Constituição Federal de 1988. A chamada Constituição Cidadã, dedicou um capítulo próprio ao Ministério Público, declarando-o como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Diante de tal contexto histórico, com objetivo de estimular a publicação de reportagens que divulgassem as ações de promotores e procuradores de Justiça, a Administração Superior do Ministério Público lançou a primeira edição do Prêmio Jornalismo, em parceria com a Associação do Ministério Público e com a Fundação Escola do Ministério Público.
Ao longo destes anos, mais de mil matérias concorreram à premiação, considerando reportagens publicadas em jornal, rádio, televisão, sites e blogs. Desde a primeira edição também foram destacados trabalhos em fotojornalismo e, em 2013, instituída a categoria Reportagem Universitária, que premia trabalhos publicados por alunos das faculdades de Jornalismo em veículos das universidades.
Na 20ª edição, o Prêmio Jornalismo foi reformulado, passando a laurear as melhores reportagens por área de atuação e não mais por mídia. Concorrem a partir dessa edição reportagens veiculadas em qualquer mídia nas seguintes áreas: Segurança Pública; Sustentabilidade; Proteção Social; Combate à Corrupção; Saúde e Educação.