Corsan lança campanha para incentivo às ligações de esgoto em Santo Ângelo
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) lançou, na última sexta-feira, 11, na sede do Ministério Publico de Santo Ângelo, a campanha de incentivo às ligações de esgoto. Pelo programa, aprovado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), todo usuário que disponha de rede coletora de esgotos sanitários na sua rua, e não esteja conectado, passará a pagar uma tarifa pelo serviço. Santo Ângelo foi o município escolhido para o projeto-piloto da Companhia.
Num primeiro momento, a Corsan fará uma campanha publicitária para esclarecer aos moradores de Santo Ângelo, Santa Rosa, Ijuí e Cruz Alta das vantagens em conectar-se à rede de esgotos. Depois, receberão uma notificação e instruções para executar a conexão, recebendo desconto de 75% na ligação e 180 dias de carência na tarifa de esgotos.
A situação referente às redes coletoras de esgotos instaladas pela Corsan, parcialmente ociosas por falta de ligação dos prédios às redes, vem sendo acompanhada por Inquérito Civil instaurado pela promotora de Justiça Paula Mohr, inclusive a possibilidade de cobrança pelo serviço de coleta e tratamento do esgoto pela simples disponibilidade de rede em frente às residências, conforme regulamentação da Agergs. "O lançamento do plano de mídia da Corsan em Santo Ângelo é um importante passo na caminhada para a regularização das ligações das economias às redes de esgoto”, afirma a promotora, destacando que “representa um avanço no cuidado com a saúde pública e o meio ambiente do Município".
Para o diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, viver nas cidades exige responsabilidades de todos, do poder público ao cidadão. "Não é possível a Corsan fazer grandes investimentos em esgotamento sanitário e o resultado não existir por falta de ligações à rede coletora", afirmou.
Conforme o superintendente da Corsan nas Missões, João Corim, são possíveis 10 mil ligações de esgotos nas quatro cidades. Os investimentos nos sistemas de água e esgoto nesses municípios envolvem R$ 24 milhões em recursos.
Participaram do evento os prefeitos de Santo Ângelo, Bruno Walter Hesse (em exercício); de Ijuí, Valdir Heck; de Cruz Alta, Vilson Roberto Bastos dos Santos; e Santa Rosa, Alcides Vicini; além de servidores da área da Superintendência Regional Missões da Corsan.