MP e outras entidades promovem Ação de Cidadania na Restinga
O Ministério Público promoveu neste sábado, 14, mais uma edição da Ação de Cidadania no bairro Restinga, na Capital. Diversos órgãos e entidades participaram da iniciativa que teve como objetivo amparar os moradores dos condomínios Ana Paula e Camila, beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida.
Durante a ação, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) realizaram a retirada de grande quantidade de lixo depositado pelos moradores em uma bacia de contenção, localizada nos fundos do condomínio Ana Paula.
Conforme a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias, Débora Menegat, o objetivo foi levar informações básicas quanto ao papel social de cada órgão para oportunizar acesso aos serviços públicos. A Promotora de Justiça também destacou no evento que os órgãos e entidades presentes na Ação de Cidadania vão analisar os documentos de constituição dos condomínios, para a realização de uma assembleia-geral entre os moradores que elegerá um sindico. “Precisamos nos organizar para melhorarmos as condições de habitabilidade desses locais”, ressaltou.
Foi utilizado na ação o Ônibus do MP, onde servidores da Instituição prestaram atendimentos aos moradores e entregaram materiais de divulgação sobre a atuação do Ministério Público.
Participaram da ação MPs Estadual e Federal, Defensorias Públicas do Estado e da União, Caixa Federal, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Secretarias Municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Brigada Militar. Também estiveram presentes o Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Mauro Souza; e a Promotora de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Capital Ivana Machado Battaglin.