Grupo interinstitucional busca soluções para estradas de assentamentos de São Gabriel
O grupo interinstitucional que busca alternativas para os problemas enfrentados pelas famílias assentadas em São Gabriel esteve reunido na sede do Ministério Público nesta sexta-feira, 14. O Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, participou do encontro, que foi coordenado pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Lemos Dornelles.
A reunião teve como objetivo avaliar o andamento das ações do grupo de trabalho, definindo encaminhamentos necessários para finalização de suas atividades. Tiveram início no final de fevereiro as aulas nos três módulos escolares ligados à Escola Estadual Ataliba Chagas, implementados nos assentamentos Itaguaçu, Cristo Rei e Madre Terra, no interior de São Gabriel. A construção dos espaços ocorreu a partir da intervenção do Ministério Público.
Conforme Eduardo de Lima Veiga, que visitou os assentamentos em junho de 2012, relembrou a realidade encontrada na ocasião e destacou para as melhorias ocorridas nos assentamentos. Veiga reiterou, ainda, a boa vontade do Ministério Público para que se alcance a melhor solução.
Por sua vez, Marcelo Dornelles ressaltou que o trabalho do grupo interinstitucional tem sido utilizado como paradigma para enfrentamento de dificuldades burocráticas junto aos órgãos estaduais e municipais, para viabilizar maior rapidez nos resultados. Também participou da reunião o Promotor de Justiça da Especializada de São Gabriel Fernando Andrade Alves.
Durante o encontro, foram discutidas soluções para a melhoria das estradas que dão acesso aos módulos escolares. O representante da Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel Paulo Roberto Diniz apontou que os acessos estão sendo concluídos, mesmo os do assentamento Madre Terra, que tem situação mais complicada da região, e deverá ser concluído até o final do ano.
O representante da Secretaria das Obras Públicas do Estado Guido Bamberg acrescentou que foi realizado trabalho emergencial para de recuperação de 36 km de estradas das localidades e também mencionou sobre novo encaminhamento para recuperação de outros 32 km.
Ainda participaram da reunião representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), da Administração Municipal de São Gabriel e da Casa Civil do Governo do Estado.