Interdição do Beira-Rio: Promotores prestam esclarecimentos
Os promotores de Justiça Norberto Pâncaro Avena e Fábio Sbardelotto, da Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística de Porto Alegre concederam, na tarde desta quarta-feira, 27, entrevista coletiva à Imprensa para tratar de questões relacionadas à interdição do Estádio Beira-Rio.
Demonstrando coerência, Avena e Sbardelloto seguem afirmando que a preocupação do Ministério Público é em zelar pela segurança dos frequentadores do estádio, “que, no momento, não passa de uma obra, um prédio em construção”. “Nos preocupa muito a postura de autoridades que se manifestaram dizendo haver segurança, pois as restrições são muitas”, ressaltaram.
Os Promotores de Justiça contaram que foram procurados, pouco antes da entrevista, pelo presidente do Sport Club Internacional, Giovani Luigi, acompanhado do ex-presidente Fernando Carvalho e um membro da Assessoria Jurídica do Clube, com o objetivo de formalizar proposta para que seja revertida a interdição do Estádio Beira-Rio.
De acordo com os membros do MP, a proposta e os novos laudos que o Clube deve apresentar serão analisados, porém, “as questões são técnicas e envolvem legalidade e segurança. Só com a conclusão da obra e com os alvarás definitivos é que se pode garantir efetivamente essa segurança. Tudo o que for feito, neste momento, serão apenas adaptações”, esclareceram. “Entendemos e respeitamos a preocupação do Internacional com relação às questões econômicas e esportivas, mas não podemos ir contra o nosso papel de prevenir tragédias”.
Avena e Sbardelloto lembraram, ainda, que a decisão do Juiz em interditar o Estádio, decretada na última sexta-feira, 22, a pedido do MP, não foi baseada apenas em documentos. Houve visitas técnicas que comprovaram o que os Promotores alegavam.
Na ação ajuizada, os Promotores defenderam a interdição do Beira-Rio em razão da ausência de Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndios, entre outras inadequações.
Com a decisão judicial, o Inter vai ter de levar jogos do Brasileirão para outro estádio durante as reformas.
Para ouvir um trecho da entrevista concedida por Norberto Pâncaro Avena, clique aqui.
Para ouvir um trecho da entrevista concedida por Fábio Sbardelotto, clique aqui.