MP reúne Massa Crítica e EPTC para diálogo sobre o trânsito
Com o propósito de iniciar um diálogo entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação e o grupo de ciclistas intitulado “Massa Crítica” na busca de consensos com relação ao trânsito de bicicletas em Porto Alegre, o promotor de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística Luciano de Faria Brasil reuniu, na tarde desta quinta-feira, 20, representantes das partes interessadas.
“Pretendemos que este seja o primeiro de diversos encontros para alcançar um alinhamento que agrade aos dois lados”, iniciou o Promotor, destacando que o Ministério Público não defende nem EPTC, nem ciclistas. “Estamos preocupados com a coletividade e com o interesse público”.
Em relação ao trajeto prévio, principal divergência entre as partes, ficou acertado que no próximo evento da Massa Crítica, que acontece nesta sexta-feira, às 19h, um agente da EPTC acompanhará o início da atividade com a finalidade de conhecer o caminho a ser percorrido.
Por sugestão de Luciano Brasil, será criado um Fórum Permanente de Discussão sobre Mobilidade Urbana, com objetivo de, incialmente, debater a questão dos ciclistas e, posteriormente, ampliar para outros temas.
O Promotor sugeriu, ainda, que os integrantes do movimento divulguem, através de blogs e redes sociais, os temas debatidos na reunião. O objetivo é que, no próximo encontro, marcado para 12 de janeiro, às 14h30min, sejam levadas sugestões e encaminhamentos dos participante do Massa Crítica, “principalmente no que se refere a questão da antecipação do trajeto”, destacou Brasil.
Participaram da reunião o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Luis Cappellari, acompanhado de servidores da empresa; o comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronal Stocker; e um grupo de aproximadamente 12 representantes do Massa Crítica, entre eles Aires Frederico Becker e Marcelo Sgarbossa, que se manifestaram em nome do grupo.