Promotoria atenta ao trânsito irregular em Pelotas
O trânsito irregular nas proximidades de escolas de Pelotas está na mira do Ministério Público. Uma operação, com a participação da Brigada Militar, agentes de trânsito e Conselho Tutelar, foi desencadeada, na última quarta-feira (5), de forma simultânea, na zona central da cidade, onde existem quatro educandários.
Foram autuados vários condutores de veículos. Também as lotações estudantis foram abordadas pelos fiscais. Conforme o promotor de Justiça da Infância e Juventude José Olavo Bueno dos Passos, o objetivo da ação "é garantir a integridade física de crianças e adolescentes na entrada e saída das escolas".
Nos próximos dias, a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude pretende publicar, com a direção das escolas, uma cartilha que ensine aos pais dos alunos o respeito no trânsito. Conforme o promotor, o Ministério Público não quer apenas usar a repressão, mas passar para um processo de "orientação e educação dos pais". A ocupação de lugares destinados aos veículos escolares, carros em filas duplas e em locais exclusivos dos pedestres caracterizam a má educação no trânsito em Pelotas.