Ministério Público de Rio Grande é parceiro do Programa Aliança
O Ministério Público de Rio Grande preocupado com a Ordem Social e ciente de que pode atuar, não somente nas conseqüências do descumprimento das normas, mas principalmente nas causas, elaborou, em parceria com outras entidades, o Programa Aliança. Ele nasceu do compromisso da Prefeitura Municipal frente à demanda existente na área social, juntamente com o movimento da Promotoria de Infância e Juventude sobre Planejamento familiar.
O Programa tem como objetivo geral o desenvolvimento de comunidades sustentáveis, através da inclusão social de famílias e da conscientização da sociedade. Para tanto, prevê como objetivo imediato implementar o programa, conscientizando a população em geral do compromisso social das famílias quanto ao futuro de todos, com um conjunto de ações, por parte de instituições e entidades, governamentais e não-governamentais, e da sociedade, que tornem visíveis esforços isolados, integrando-os, e aplicando diretrizes nacionais e internacionais.
Busca, com isso, melhorar de maneira significativa e duradoura, a qualidade de vida, de tal forma que incentive a cooperação, a adesão de novos parceiros e a elaboração de programas e projetos afins, sustentando, ampliando a prática e permitindo sua replicação em outros locais. Para tanto, o Programa foi elaborado visando convergir ações e informações relacionadas à missão de diversas instituições, em busca de objetivos comuns, e baseou-se no resgate do processo evolutivo da Humanidade.
Nesses moldes o Programa Aliança, quer buscar uma cooperação entre o maior número de instituições e comunidades, “uma vez que é a sociedade como um todo quem, de forma mais eficaz, conseguirá uma modificação efetiva nos modos de sobrevivência propagados”, frisa o Promotor de Justiça Rodrigo Schoeller de Moraes. Argumenta, ainda, que, “essa modificação irá ocorrer quando a sociedade se conscientizar que cada um dos seus integrantes tem um compromisso com o futuro, pois este será norteado pelos valores que hoje estão sendo transmitidos, principalmente para nova geração”.
Uma das iniciativas do Programa Aliança foi se engajar na Campanha Verão Consciente. O Ministério Público de Rio Grande e outros parceiros do Programa realizaram, dias 13 e 14 de janeiro, a distribuição de folhetos da Campanha que visa combater o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. Além do folder da Campanha, que foi distribuído em outras praias, o Programa confeccionou um folheto próprio, trazendo desde as precauções para que os filhos não sejam vítimas do álcool, conseqüências para uma pessoa ou estabelecimento que vender bebidas alcoólicas para menores, até telefones úteis no município para que se possa pedir orientação, ou mesmo denunciar.
Para o Promotor a ação foi “uma demonstração de que a cooperação é indispensável para atingir de forma eficaz os objetivos comuns”.