MPRS apresenta Projeto Mãos Dadas de prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes em Tramandaí
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude, apresentou nesta terça-feira, 1º de abril, o Projeto Mãos Dadas a representantes da rede de proteção, dos órgãos de segurança pública e secretários municipais de Educação, Saúde e Assistência Social dos municípios de Tramandaí, Balneário Pinhal, Cidreira e Imbé, no Litoral Norte.
O encontro ocorreu no salão do Júri do Foro da Comarca de Tramandaí e contou com a participação da promotora de Justiça da Infância e Juventude, Susana Cordero Spode.
A coordenadora do Centro de Apoio, promotora de Justiça Cristiane Corrales, ressaltou que o grande número de casos envolvendo violências contra crianças e adolescentes levou o Ministério Público a desenvolver o Projeto Mãos Dadas e destacou os objetivos e como funciona a iniciativa.
O projeto conta com dois eixos principais:
-Comunicação: que visa sensibilizar a sociedade através de campanhas de mobilização contra a violência, trazendo informações sobre a atuação da rede de proteção e os canais para denúncias.
-Articulação com a rede de proteção: para integrar e potencializar a atuação da rede, capacitar os conselheiros tutelares, membros e servidores do MPRS e servidores das áreas da assistência social, saúde e educação, para aumentar a sinergia da rede e prevenir a violência praticada contra crianças e adolescentes.
Cristiane Corrales ressaltou durante o encontro que “o MPRS tem como uma de suas prioridades o cuidado às crianças e aos adolescentes e que o trabalho desenvolvido pelo Mãos Dadas pretende fortalecer, conectar e integrar a rede de atendimento para aumentar a proteção para uma resposta rápida e preventiva".