Jaguari: MPRS entrega celulares do Projeto Alquimia a alunos de escolas públicas ganhadores de concurso de redação
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) entregou seis celulares apreendidos e restaurados pelo Projeto Alquimia a alunos de escolas municipais e estaduais de Jaguari, na segunda-feira, 2 de dezembro.
O promotor de Justiça Eduardo da Silva Fagundes ressaltou que a destinação dos aparelhos foi feita em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do MPRS aos alunos vencedores de um concurso de redação. Realizado pelo Ministério Público, juntamente com a Secretaria de Educação municipal, o concurso tinha como temas combate à violência doméstica; combate ao bullying; e combate ao uso e ao tráfico de drogas.
Participaram alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais. Os alunos vencedores são da Escola Estadual Guilhermina Javorski, da Escola Municipal São José e da Escola Municipal Vanda Maria da Silva.
A entrega dos celulares aos dois primeiros colocados em cada assunto aconteceu durante palestras do promotor de Justiça Eduardo da Silva Fagundes e representantes da Brigada Militar e da Polícia Civil, que falaram com os estudantes sobre os temas abordados nas redações.
O promotor ressaltou que “o objetivo era levar esse tema para debate entre os adolescentes, a fim de entenderem a importância dos assuntos e a necessidade de também atuarem no combate. A participação massiva dos adolescentes com ótimas ideias sinaliza que o objetivo foi alcançado”. E concluiu: “reverter celulares apreendidos em operações policiais e presídios para alunos de escolas públicas é um ato simbólico e demonstra que a segurança pública também contribui com a educação e a prevenção".