Educação Inclusiva é tema de seminário promovido pelo MPRS em Palmeira das Missões e Passo Fundo
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo (PREDUC), e apoio do Grupo de Assessoramento Técnico (GAT), promoveu o Seminário sobre Educação Inclusiva, em Palmeira das Missões, no dia 27 de novembro, e em Passo Fundo, no dia 28 de novembro.
O promotor de Justiça Julio Francisco Ballardin destacou que o foco dos debates foi a Lei 13.935, que instituiu a necessidade de psicólogos e assistentes sociais na rede de educação para acompanhar os alunos da rede pública de educação básica. Ele ressalta que “quando se fala de prática inclusiva nas escolas, a formação e atuação dos profissionais são essenciais para se garantir a qualidade de ensino e o direito fundamental à educação para todos e para cada um em escolas inclusivas. E o seminário promovido pelo MPRS faz parte deste esforço coletivo para priorizar o acesso das crianças com necessidades especiais às escolas regulares.
O seminário contou com exposições de experiências de educação inclusiva nas redes estadual e municipal, as realidades da educação inclusiva em cidades da região e reflexões sobre educação inclusiva na visão das universidades.