Enchentes no RS: MPRS reúne conselheiros tutelares para alinhar atendimento a crianças e adolescentes desabrigados em Porto Alegre
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) se reuniu, nesta segunda-feira, 6 de maio, na sede da Rua Santana, com um grupo de conselheiros tutelares de Porto Alegre. O objetivo foi propor um protocolo de atuação conjunta nesse momento de crise causada pelas enchentes na Capital, especialmente com relação ao acompanhamento de crianças e adolescentes abrigados.
“Nosso pedido a vocês é de uma atuação mais proativa tanto em abrigos quanto junto às famílias. O que se espera do conselheiro tutelar é que ele esteja em contato com a comunidade para defender aquelas crianças e adolescentes que precisam de acolhimento. Estamos vivendo um momento de excepcionalidade e queremos ser parceiros, trabalhando de maneira articulada, organizada e unificada, seguindo uma política pública definida pelo Município, com quem conversamos diariamente. É importante que tenhamos um alinhamento”, disse o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz.
Participaram da reunião as subprocuradoras-gerais Isabel Guarise Barrios e Josiane Camejo, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude, Cristiane Corrales, os promotores de Justiça Cinara Viana Dutra Braga, Carla Souto, Maria Augusta Menz, Inglacir Delavedova, Frederico Schneider de Medeiros, Caroline Vaz e Angela Dal Pos, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do RS, Simone Maria Pedott Romanenco, além de assistentes sociais e outros profissionais que atuam na área.