Ministério Público de Santo Augusto promove conciliação entre índios
Após conflito entre duas famílias residentes na Reserva indígena do Inhacorá, no município de São Valério do Sul, em que crianças e adolescentes deixaram de freqüentar a escola por receio dos pais e medo de novo conflito, o Ministério Público de Santo Augusto, juntamente com outros órgãos, conseguiu a conciliação entre os índios e firmou um termo de compromisso possibilitando o imediato retorno das crianças e adolescentes à escola da reserva.
O conflito, que ocorreu no dia 19 de novembro, gerou invasão de casas e destruição de bens. Com isso houve a evasão de indígenas da reserva, dentre eles crianças e adolescentes.
Diante da situação e para achar alternativas para o imediato retorno das crianças e adolescentes indígenas aos bancos escolares, o Ministério Público de Santo Augusto, através do Promotor Vinícius de Melo Lima, promoveu encontros, com a participação de outros órgãos públicos, o cacique Valmir Cipriano e o vice-cacique Arlindo Cipriano Fongue, conseguindo estabelecer a conciliação entre as famílias.