MPRS se reúne com Rede de Apoio à Escola para apresentar Ficai 4.0, a Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude (CAOEIJ), Cristiane Della Méa Corrales, e da promotora Regional da Educação de Porto Alegre, Luciana Moraes Dias, esteve reunido nesta quarta-feira, 17 de abril, com representantes da Rede de Apoio à Escola para discutir detalhes da nova versão da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente, a FICAI 4.0. A plataforma faz o registro e acompanha a frequência dos estudantes na escola.
Durante a reunião, Cristiane Corrales apresentou o conceito histórico da FICAI, as inovações e a nova proposta de fluxo do sistema. A promotora de Justiça enfatizou a necessidade do trabalho em rede e da união de esforços de todos os operadores do sistema para que a infrequência e evasão escolar sejam combatidas, garantindo o acesso e permanência de crianças e adolescentes na escola.
Participaram da reunião representantes do Conselho Estadual de Educação, do Sindicato do Ensino Privado, da Fundação de Assistência Social e Cidadania, dos Conselhos Tutelares de Porto Alegre, das secretarias municipais de Saúde, Educação, Governança Local e Coordenação Política, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria Estadual de Educação.