Domingo tem eleições para o Conselho Tutelar em Bagé, Lajeado e Muçum
Neste domingo, 26 de novembro, das 8h às 17h, serão realizadas as eleições para o Conselho Tutelar nos municípios de Bagé, Lajeado e Muçum. A votação foi adiada para esta data em função das enchentes e estragos causados por queda de granizo e ventos fortes que atingiram o Rio Grande do Sul em setembro.
Sua participação é muito importante! Qualquer pessoa com título de eleitor regularizado pode votar. O voto é facultativo, mas o processo de escolha, democrático e participativo, é uma oportunidade para que a sociedade defina seus representantes na missão de garantir os direitos de crianças e adolescentes para os próximos quatro anos.
É papel dos conselheiros tutelares agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de lesão ou ameaça de direitos e vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão – ou ainda quando os direitos forem ameaçados pela sua própria conduta –, adotando medidas de proteção mais adequadas em cada caso.
Em Eldorado do Sul e na microrregião 1 de Porto Alegre, que corresponde aos bairros Anchieta, Arquipélago, Farrapos, Humaitá, Marcílio Dias, Navegantes e São Geraldo foi novamente adiada em função das enchentes da última semana. Está marcada para o dia 10 de dezembro.
ONDE VOTAR?
Os locais de votação são divulgados pela prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada município. Nas cidades com mais de um Conselho Tutelar, os locais são agrupados conforme as zonas e as sessões eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que fornece as listas de eleitores em cada região. Informe-se!
ONDE ENCONTRAR A LISTA DOS CANDIDATOS?
As listas com os nomes dos candidatos e seus respectivos números para votação podem ser consultadas nos sites das prefeituras de cada município. Verifique!
O QUE LEVAR PARA VOTAR
Documento oficial com foto.
O QUE PODE NO DIA DA VOTAÇÃO
No dia do pleito, é permitida a manifestação de forma individual e silenciosa do eleitor em favor do candidato escolhido, usando bandeiras, broches e adesivos.
ATENÇÃO!
Todo o processo é fiscalizado pelo Ministério Público. Se você presenciou alguma irregularidade no dia da votação, denuncie pelo telefone de plantão da Promotoria de Justiça do seu município. Clique aqui para acessar o site do MPRS e conferir o número do telefone.