MPRS e FAB firmam termo de cooperação para que crianças e adolescentes tenham acesso a atividades esportivas em Canoas
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Canoas, e a Força Aérea Brasileira, por meio do Grupamento de Apoio de Canoas (GAP-CO), firmaram, em 11 de outubro, acordo de cooperação técnica para potencializar a execução do Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte, instituído pelo Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Ministério da Defesa.
Assinaram o documento o promotor de Justiça João Paulo Fontoura de Medeiros e o comandante do GAP-CO, coronel intendente Marcos Pinheiro de Vasconcellos, em cerimônia que contou com a presença do comandante do 5º Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero.
O programa tem por objetivos incentivar a prática desportiva educacional, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, e contribuir para efetivação da cidadania e para o processo socioeducativo, preferencialmente em áreas de vulnerabilidade social. Além disso, visa promover o desenvolvimento psicossocial e o protagonismo juvenil.
Além de atender a população infantojuvenil das escolas públicas do Município de Canoas, o programa vai viabilizar que crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente tenham acesso às atividades esportivas, sociais e cívicas.
Segundo o acordo, o MPRS fica responsável por realizar a divulgação do projeto nos setores de atuação da instituição; prestar apoio às famílias por meio de palestras de orientação sobre direitos e temas afins; e acompanhar a execução das atividades desenvolvidas.