MPRS assina termo de cooperação para mapeamento de saúde de crianças e adolescentes do acolhimento institucional de Porto Alegre
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), a Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre (Fasc), a Fundação de Proteção Especial do Estado (FPE), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a empresa Wide Mind Tecnologia da Informação assinaram, na sexta-feira, 9 de outubro, termo de cooperação técnica para desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento de saúde de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente em Porto Alegre, utilizando protocolos médicos e inteligência artificial. O termo, firmado durante a festa de Dia das Crianças promovida pelo MPRS, HD Sports Complex e FKXP Eventos, faz parte do Projeto Mapeamento de Saúde.
Por meio da plataforma, serão mapeados, avaliados e acompanhados o desenvolvimento infantil escolar, carteirinha de vacinação, histórico de saúde, exames de sangue, oftalmologia e audiometria. A ideia é detectar precocemente problemas relacionados à saúde de cada criança ou adolescente e suas necessidades.
Segundo o documento, a Wide Mind Tecnologia da Informação, fica responsável por desenvolver, hospedar, manter e atualizar a plataforma, franqueando às instituições interessadas o acesso, bem como um canal direto e permanente para a assistência e resolução de possíveis problemas.
O MPRS, por meio da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, com o auxílio da FPE, da Fasc e do CMDCA, articulará com as entidades de acolhimento institucional da Capital o conhecimento e o uso da plataforma, fiscalizando o emprego correto dos dados inseridos.
Pelo MPRS, assinaram o termo de cooperação a chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Raquel Isotton, e a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre Cinara Vianna Dutra Braga. Também esteve presente Cristiane Della Méa Corrales, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do MPRS.