Saúde mental nas escolas e políticas públicas é tema de encontro no MPRS
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude e apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promoveu nesta sexta-feira, 22 de setembro, o “Encontro Estadual Saúde Mental nas Escolas e Políticas Públicas: Diálogos Intersetoriais”.
Em sua fala na abertura, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, deu as boas-vindas a todos os presentes e destacou o compromisso do MPRS com a educação. “A única forma conhecida e reconhecida de mudar o cenário que nós vivemos hoje é investindo pesadamente em educação, como países que conseguiram virar essa chave já fizeram há um tempo. Não é por acaso que temos 10 Promotorias Regionais da Educação. Quando nós promovemos um evento como este, nós estamos tirando do papel aquele direito à educação que está previsto na Constituição Federal. Nós temos de implementar esse direito e essa implementação é transdisciplinar e intersetorial”, pontuou.
Para a coordenadora do Centro de Apoio, Cristiane Della Méa Corrales, “o encontro proporcionou importantes momentos de escuta e diálogos intersetoriais, imprescindíveis para mobilizar as redes municipal e estadual, com troca de conhecimento e experiências sobre ações possíveis, de acordo com cada realidade local, para promoção de saúde mental nas escolas, como pressuposto para o aprendizado de qualidade".
Também compuserem a mesa o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luciano Vaccaro; a promotora-corregedora Vilneci Pereira Nunes; a representante da Secretaria Estadual da Saúde, Miriane Castilhos de Oliveira; o representante da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Paulo Azeredo; e a vice-presidente da Associação do Ministério Público do RS (AMP/RS), Márcia Vilanova.
Estiveram presentes os promotores Regionais da Educação Rosangela Corrêa da Rosa, Simoni Martini, Luciana Moraes Dias, Júlio Francisco Ballardin, Márcio Rogério de Oliveira Bressan, Vanessa Saldanha de Vargas, Dinamárcia Maciel de Oliveira e Vanessa Schutz.
PAINÉIS
O primeiro painel tratou sobre “Saúde mental na escola: a construção de estratégias nas políticas públicas”, com as palestrantes Bianca Sordi Stock, psicóloga clínica e social, e Mara Elizete Rebelo de Lourenço, dirigente Municipal de Educação de Santiago e vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RS (Undime-RS). A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juvenude, Cristiane Della Méa Corrales, fez a mediação.
O segundo painel abordou “Contribuições do Serviço Social e da Psicologia na Educação”, com a assistente social Silvia Regina Silveira e a psicóloga Silvana Maia Borges. A mesa foi coordenada pela promotora Regional da Educação de Santa Maria, Rosangela Corrêa da Rosa.
“Tecendo experiências produtoras de saúde mental na escola” foi o tema do último painel, coordenado pela promotora de Justiça Regional da Educação de Caxias do Sul, Simone Martini. O painel contou com palestras da assessora da Promotoria Regional de Santa Maria, Isabel Cristina Martins, sobre práticas restaurativas no enfrentamento aos conflitos; da coordenadora do Núcleo de Cuidado e Bem-estar Escolar da Secretaria Estadual da Educação, Salete Maria Kirst, sobre violências e saúde mental; e da coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do RS (Uncme-RS), Fabiane Bitello Pedro, sobre contribuições dos Conselhos Municipais da Educação na construção de políticas articuladas.
#EDUCAÇÃOINFÂNCIAEJUVENTUDE
O encontro faz parte do programa #educaçãoinfânciaejuventude, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do MPRS, coordenado pela promotora de Justiça Cristiane Della Méa Corrales, com objetivo de subsidiar e contribuir com o trabalho de promotores e servidores do MPRS e, neste caso, pessoas interessadas pela temática.
O programa é constituído por ciclo de palestras com temas afetos à atuação do Ministério Público nas áreas da educação, infância e juventude. As palestras ocorrerão periodicamente, a fim de propiciar a participação dos agentes ministeriais que atuam em primeiro e segundo graus, incrementando e consolidando a efetividade do trabalho.