Porto Alegre: MPRS entrega plataforma de educação com realidade virtual para o Centro de Referência do Transtorno Autista
A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga, entregou, na manhã desta terça-feira, 5 de setembro, ao coordenador do comitê gestor do Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa) do Município de Porto Alegre, Alceu Gomes, um kit da empresa VortexVR Desenvolvimento de Programas, composto por óculos de realidade virtual, maleta com bateria de reserva e notebook que recebe os sinais dos óculos e do site da plataforma VTXEDU1.
O kit foi doado ao MPRS pelos sócios da empresa Cristian Douglas Poeta, Gabriel Levrini e Daniel Koucher Machado, que também compareceram na entrega, e encaminhado ao CERTA pela promotora Cinara.
A plataforma foi especialmente desenvolvida para a educação e a motivação das crianças atípicas (com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, dentre outros) por meio de jogos pedagógicos. “Nossa principal diferença está na utilização de metodologias gamificadas, que promovem inclusão, foco e reforço na aprendizagem. A criança aprende brincando, tornando o processo de aprendizagem mais atrativo, divertido e eficiente”, explicam os sócios.
“Não temos notícia de nenhum outro centro de atendimento para crianças com espectro autista que conte com uma ferramenta tecnológica como esta. Estamos dando o primeiro passo para ampliar a efetividade, por meio da tecnologia, desse tipo de atendimento”, disse a promotora Cinara.
O Certa atende, atualmente, 208 crianças de até 12 anos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com uma equipe multidisciplinar, composta por neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e atendimento pedagógico especializado. O Centro foi inaugurado em maio deste ano pelo Município de Porto Alegre.