Maquiarte: projeto busca aumentar autoestima de meninas em cumprimento de medida socioeducativa em Porto Alegre
Para melhorar a autoestima de meninas que estão cumprindo medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), em Porto Alegre, o Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Associação do Ministério Público do RS, a Defensoria Pública do RS e a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do RS se uniram para desenvolver o projeto Maquiarte. Atualmente, o Casef atende nove meninas, a maioria com idade entre 16 e 18 anos.
O objetivo, além de resgatar a autoestima, é oferecer ferramentas para o exercício de uma atividade profissionalizante para as adolescentes. No Maquiarte, as jovens poderão aprender, na prática, técnicas de maquiagem e autocuidado com uma consultora de beleza, que explicará noções de biossegurança e estilos de maquiagem. Ao final do curso, as adolescentes receberão um certificado e, aquela que se destacar, ganhará como premiação um kit de produtos.
“O cumprimento de medidas socioeducativas impõe a busca pela reeducação e a ressocialização dos adolescentes, o que inclui, necessariamente, a profissionalização e o acesso ao trabalho”, explica a promotora de Justiça Carla Carrion Frós, responsável pela iniciativa juntamente com a defensora pública Paula Simões Dutra de Oliveira.