Preduc Santa Cruz do Sul promove encontro para discutir políticas públicas para autistas
A Promotoria de Justiça Regional da Educação de Santa Cruz do Sul (Preduc) promoveu na sexta-feira, 19 de maio, encontro com representantes dos 58 municípios de sua abrangência. O evento ocorreu no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e teve como objetivo discutir políticas públicas de atendimento integrado a autistas.
Durante o encontro, foi proposta aos gestores dos municípios a criação de uma lei municipal em prol do atendimento integrado à pessoa com transtorno do espectro autista, norma já existente em âmbito federal e estadual. Também foram apresentadas orientações acerca da criação dos Centros Municipais de Atendimento Integrado a Autistas.
O evento contou com palestras do presidente da Associação Pró-Autismo Luz Azul de Santa Cruz do Sul, Hugo Braz; e da diretora do Centro Municipal de Atendimento Integrado a Autistas de Pelotas e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Débora Luiza Schuck Jacks, que também integra o Projeto TEAcolhe em Pelotas. A iniciativa visa garantir o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo, promovendo o desenvolvimento pessoal, a inclusão social, a cidadania e o apoio às famílias. O projeto hoje já conta com iniciativas em todo o Estado.
Participaram do encontro prefeitos, secretários de educação, saúde e assistência social, além de presidentes dos conselhos municipais de educação, saúde e desenvolvimento social.