Centro de Referência em Atendimento Infanto-juvenil é inaugurado em Rio Grande
Foi inaugurado, nesta quarta-feira, 15 de março, o Centro de Referência em Atendimento Infanto-juvenil (Crai) de Rio Grande. O local se destina à realização de serviço multidisciplinar para atenção integral de crianças e adolescentes vítimas de violências. O Crai Rio Grande está instalado no Hospital Universitário Miguel Riet Corrêa Jr. e funcionará 24 horas por dia.
O promotor de Justiça Rudimar Tonini, com atribuição na proteção da infância e juventude, ressalta que “o objetivo do Crai é concentrar, em um único local do município, atividades de atendimento e cuidado à saúde física e psicológica de crianças e adolescentes vítimas de violências, bem como perícias e início de apuração de eventuais crimes praticados, de modo humanizado e evitando a revitimização”. O promotor explica também que o serviço atende aos ditames da Lei Federal 13.431/17, denominada Lei da Escuta Protegida.
A equipe é composta por peritos médicos legistas, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, pediatras, ginecologistas, advogados e policiais civis, através de uma parceria entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul, Hospital Universitário, Prefeitura e Secretaria da Saúde de Rio Grande (SMS), Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS), por meio do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil, e Conselho Tutelar.
Fotos: Richard Furtado/PMRG e Vinícius Hädrich/MPRS