Guarani das Missões: Projeto Alquimia II entrega 40 celulares para secretarias municipais de Educação
O Ministério Público em Guarani das Missões, representado pelo promotor de Justiça Rodrigo Piton, realizou nesta sexta-feira, 26 de agosto, a entrega de 40 aparelhos celulares para as Secretarias Municipais de Educação das cidades de Guarani das Missões e Sete de Setembro. Os aparelhos, enviados pelo Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões por meio do Projeto Alquimia II, serão destinados a estudantes da rede púbica de ensino que não possuem acesso às plataformas educacionais por falta de equipamento adequado.
Durante a entrega, o promotor de Justiça citou também o Projeto Conectividade do MPRS, que visa auxiliar as secretarias municipais de Educação em iniciativas que tenham como foco oferecer condições à rede escolar para atividades de ensino remoto e híbrido, por meio da articulação com empresas do ramo de telefonia credenciadas pela ANATEL, para fins de acesso patrocinado à internet.
Sobre o Projeto
O Projeto Alquimia II, que foi iniciado em Osório no ano de 2020, destina smartphones apreendidos na rede prisional e em outros contextos de criminalidade a estudantes da rede pública de ensino que não têm recursos para acompanhar as aulas no ensino remoto, modelo implementado pelo Estado durante a pandemia. A iniciativa conta com a parceria de diversas universidades que realizam a restauração, formatação e instalação de aplicativos nos celulares.