Encontro sobre Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras acontece nesta terça-feira
Ainda estão abertas as inscrições para o Encontro sobre Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras, que será realizado nesta terça-feira, 5 de abril, na sede institucional do Ministério Público do Rio Grande Sul, das 9h às 13h. A atividade, promovida pelo MPRS, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Família e Sucessões, Governo do Estado e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), tem o objetivo de sensibilizar os atores do Sistema de Garantia de Direitos quanto às possibilidades de implementação do Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras, além de compartilhar aprendizados e contribuir com o processo de ampliação do acolhimento familiar no Estado, apontando as diferenças entre acolhimento institucional e familiar.
A programação do evento conta com a aula magna do professor Jesús Palacios, da Universidade de Sevilla, Espanha, com o tema Acolher é amar (e ser amado); e painéis sobre Acolhimento em Famílias Acolhedoras, um Serviço da Política de Assistência Social; Aspectos jurídicos do acolhimento familiar; e Comparativo prático de estruturas do acolhimento institucional com o familiar.
O encontro está com as inscrições abertas para participação presencial e terá transmissão ao vivo pelo canal do MPRS no YouTube. Os participantes receberão certificado.
Para se inscrever, clique aqui.
PROGRAMAÇÃO
9h – Acolhida dos realizadores
- Marcelo Lemos Dornelles, procurador-geral de Justiça
- Eduardo Loureiro, deputado estadual e autor da Lei Estadual 15210/2018
- Eduardo Bonotto, presidente da Famurs
- Márcia de La Torre, secretária estadual adjunta da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS)
- Luciana Cano Casarotto, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Família e Sucessões
9h30 – Aula Magna Acoger es querer (y ser querido)
- Jesús Palacios, professor da Universidade de Sevilla, Espanha
10h – Fundamentos do Acolhimento em Famílias Acolhedoras na Política de Assistência Social
- Acolhimento em Famílias Acolhedoras, um Serviço da Política de Assistência Social - Angélica Frigo Rocha, assistente social, analista da Divisão de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do (DAS/SICDHAS)
- Aspectos jurídicos do acolhimento familiar - Cinara Vianna Dutra Braga Promotora de Justiça
- Comparativo prático de estruturas do acolhimento institucional com o familiar - Silvia Tejadas Assistente Social, assessora técnica do CAOIJEFAM
10h30min – O Acolhimento em Famílias Acolhedoras a partir de diferentes olhares: potencialidades e desafios
- José Olavo Bueno de Passos, secretário de Assistência Social de Pelotas
- Renato Moura Tirapelle, promotor de Justiça da Infância e da Juventude de Santo Ângelo
- Adriana Costa, promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Carazinho
- Suzana Morais Pellegrini, psicóloga e coordenadora do Serviço de Família Acolhedora do Abrigo João Paulo II, de Porto Alegre
11h50min – Debates
13h – Encerramento