Preduc-POA realiza a primeira reunião do Fórum da Educação de Porto Alegre
Foi realizada na quarta-feira, 15 de dezembro, a primeira reunião do Fórum da Educação de Porto Alegre, reedição do Fórum da Ficai. A partir de agora, o fórum passará a tratar de questões relativas à educação como um todo, como a qualidade da educação, direitos coletivos e difusos, necessidade de monitoria, alunos com deficiência, inclusão, transporte e alimentação, além da infrequência e evasão escolar.
Segundo a promotora Regional da Educação de Porto Alegre, Ana Cristina Ferrareze, que coordena os trabalhos, a ideia do fórum é fortalecer o trabalho em rede, com articulação das Redes de Apoio à Escola (RAEs), que estão previstas nos termos da Ficai. “A pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade de trabalharmos também outros instrumentos para o controle da evasão, da infrequência e não reprovação, como o projeto da Busca Ativa Escolar, por exemplo. Por isso, pretendemos, além da Ficai, trazer novas discussões, que dizem respeito à efetividade e qualidade da educação”, explica.
A partir de reuniões bimestrais, a iniciativa busca que as matérias sejam tratadas de forma coletiva e preventivamente, antes que aconteça a violação de direitos, qualquer espécie de omissão, falta ou ineficiência de políticas públicas na área da educação.
Fazem parte Fórum da Educação o Ministério Público, o Conselho Municipal de Educação, Conselhos Tutelares, Conselho Estadual de Educação, Secretarias Municipal e Estadual de Educação, de Assistência Social e Cidadania, além de outros órgão municipais e estaduais, e organizações não governamentais que serão convidados para participar. Também, de acordo com as demandas, serão convidados outros participantes para debater assuntos específicos.