Inaugurada sede do Cededica de Vacaria
Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, 9 de setembro, a nova sede do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cededica) de Vacaria. Conforme o promotor de Justiça Luis Augusto Gonçalves Costa, esta é a primeira vez que o Cededica tem uma sede própria. A reforma da casa, local onde funcionava o Foro da Justiça do Trabalho de Vacaria, foi toda financiada com recursos resultados oriundos das doações da comunidade ao longo dos quase 16 anos de atuação.
Presente ao evento, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, destacou o trabalho de Luis Augusto, não só desde o fomento à criação do Cededica, mas especialmente na articulação, resolução de problemas e implementação de órgãos e entidades na cidade. “A comunidade tem um grande reconhecimento pela forma dele 'fazer acontecer' através do diálogo e da construção de soluções entre o poder público e a sociedade civil organizada”, disse o PGJ.
O Cededica em Vacaria foi criado em 2005 para executar medidas socioeducativas em meio aberto voltadas a adolescentes responsabilizados pela Justiça por cometerem ato infracional. Hoje também desenvolve outros projetos, como o Primeiro Emprego, no qual adolescentes são selecionados para trabalhar no estacionamento rotativo social (outro projeto idealizado pelo promotor Luis Augusto), e o Primeira Infância Melhor, que atende famílias, gestantes e crianças de zero a 18 anos, e disponibiliza espaços de aprendizagens aos jovens oriundos da comunidade em oficinas pedagógicas.
“Em 2005, tínhamos mais de 1,2 mil processos e de 15 a 20 adolescentes internados. Hoje são 200 processos em tramitação e de 3 a 4 adolescentes internados, o que mostra a eficiência do trabalho desenvolvido pela entidade, o que também gera economia ao Estado. Apenas 2% dos adolescentes que passam pelo Centro voltam a reincidir”, conta o promotor.
Para a manutenção da entidade, são firmadas parcerias, projetos com instituições públicas e privadas e termos de fomento com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Dessa forma, são mantidas as atividades e o quadro de funcionários especializados, composto por equipe técnica das áreas de psicopedagogia, psicologia, assistência social e assessoria jurídica, além de instrutores que atuam diretamente com os adolescentes junto às oficinas pedagógicas (horta, informática, esportes, artesanato, música e outros), trabalho centrado na pedagogia inclusiva e reinserção social.
Antes da solenidade de inauguração do Cededica, o grupo do Ministério Público aproveitou para visitar as casas lares inauguradas no ano passado, que podem servir de exemplo de acolhimento em abrigos para crianças e adolescentes para outros municípios; e também conhecer o trabalho de contraturno escolar que vem sendo desenvolvido pelo projeto “Lapidando Cidadãos”, que utiliza o tênis para transmitir valores às crianças e adolescentes.
Para a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões do MPRS, Luciana Cano Casarotto, que também acompanhou as visitas, “foi uma grande oportunidade poder conhecer projetos de tamanho impacto na comunidade, onde a missão do MP se concretiza em defesa das crianças e adolescentes”.
Estiveram presentes também à programação em Vacaria o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo, e os promotores de Justiça João Ricardo Santos Tavares, presidente da Associação do Ministério Público (AMPRS), e Fernando Andrade Alves, vice-presidente de Núcleos da AMPRS.