Rio Pardo: MPRS entrega 20 celulares a estudantes de escolas estaduais com dificuldade em assistir às aulas remotas
O Ministério Público em Rio Pardo, no âmbito do Projeto Alquimia II, entregou nesta sexta-feira, 20 de agosto, 20 celulares para diretores de escolas estaduais da rede pública de ensino da cidade. Os aparelhos decorrem de apreensões e doações da comunidade que envolve as comarcas de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Encruzilhada do Sul. Os celulares foram restaurados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul (PUCRS).
A entrega ocorreu na Escola Estadual de Educação Ernesto Alves e contou com a presença da promotora de Justiça de Rio Pardo Christine Mendes Ribeiro Grehs, da juíza da 1ª Vara Judicial, Magali Wickert de Oliveira, da juíza da 2º Vara Judicial e Diretora do Foro, Cleusa Maria Ludwig, do presidente da Subseção da OAB de Rio Pardo, Renan Klein Soares, do Comandante da 2ª BPM de Rio Pardo, major Diogo Lopes e do coordenador da 6ª CRE, Luis Ricardo Pinho de Moura.
A ação faz parte do projeto Alquimia II, que destina aparelhos a estudantes da rede pública que não têm recursos para acompanhar as aulas no ensino remoto, que é o modelo implementado pelo Estado durante a pandemia.
PROJETO ALQUIMIA II
Iniciado em Osório no ano passado, o Alquimia II logo foi replicado por outras Promotorias de Justiça, entretanto, alguns municípios do Interior tinham dificuldades em encontrar mão de obra especializada em fazer os reparos e formatar os aparelhos. Para transpor esse obstáculo, o MPRS assinou um termo de cooperação com a PUCRS e, na sequência, as universidades URI e Unijuí também aderiram ao programa, que prevê a restauração destes celulares para acesso à internet e utilização de aplicativos para acompanhar as aulas virtuais.