Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Sul acontece nos dias 19 e 20 de agosto
Estão abertas até esta quarta-feira, 18 de agosto, as inscrições para o Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Sul. O encontro virtual acontece nos dias 19 e 20 de agosto com objetivo de sensibilizar profissionais do sistema de Justiça e do sistema de garantia de direitos da Criança e do Adolescente de todo o país sobre a importância da atuação integrada em prol da implementação do Marco Legal da Primeira Infância.
A ação faz parte do projeto “Justiça Começa na Infância: fortalecendo a atuação do sistema de Justiça na promoção de direitos para o desenvolvimento humano integral”, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e financiado com recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O seminário contará com apresentação cultural, exposição oral, divulgação de boas práticas e debate entre conferencistas, palestrantes e participantes. Também serão realizados 10 workshops temáticos, nos quais os participantes poderão encaminhar sugestões de ações com o objetivo de solucionar ou mitigar os problemas e as dificuldades identificadas em cada tema debatido. Os workshops contarão com equipe de moderação e relatoria para coordenar os trabalhos e registrar as deliberações que serão encaminhadas ao CNJ e demais entidades signatárias do Pacto Nacional pela Primeira Infância.
Pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul participam, no dia 19 de agosto, o promotor de Justiça Felipe Teixeira Neto, membro auxiliar da Comissão da Infância, Juventude e Educação do CNMP, como relator no workshop com o tema “Educação na primeira infância e os desafios para ampliação do acesso com qualidade”; e no dia 20 de agosto, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Luciana Cano Casarotto, palestrando sobre “Afeto, afinidade e família: limites da busca da família extensa na destituição do poder familiar”, no segundo workshop; e o promotor de Justiça Fernando Andrade, palestrando sobre “A inclusão digital na primeira infância em tempos de Covid-19 – projeto Alquimia II”.
Para se inscrever, clique aqui.
Clique aqui para acessar a programação completa.
O Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Sul será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube. Para acessar, clique aqui.