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MPRS apoia a campanha #15minutosoff de prevenção à miopia entre adolescentes

MPRS apoia a campanha #15minutosoff de prevenção à miopia entre adolescentes

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Um dos principais motivos de evasão escolar entre crianças e adolescentes, a miopia é foco da campanha #15minutosoff, lançada nesta segunda-feira, 14, pela Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (Sorigs) e Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com apoio do Ministério Público do Rio Grande de Sul e Secretaria Estadual de Educação. O objetivo é conscientizar jovens de 10 a 18 anos para a prevenção a partir da campanha difundida nas redes sociais das instituições parceiras e atividades voltadas ao debate em sala de aula.

A pandemia da Covid-19 intensificou a exposição da população às telas como forma de manter as atividades educativas, laborais e sociais. Essa exposição, que se tornou maior em função do distanciamento social, preocupa os médicos oftalmologistas devido ao avanço de problemas oculares. Conforme a presidente da Sorigs, Terla Castro, para prevenir o aparecimento e a progressão da miopia o ideal é fazer atividades ao ar livre, em contato com a luz natural. Na impossibilidade disso, a campanha convoca os adolescentes a ficarem pelo menos 15 minutos desconectados pelo menos a cada duas horas em frente às telas.

SOBRE A MIOPIA

Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) hoje 2,6 bilhões de pessoas são míopes no mundo. No Brasil, a miopia atinge 59 milhões de pessoas, o que corresponde a 28% da população. Mais de 50% dos pacientes diagnosticados com o problema e que precisam usar óculos não tem acesso à correção visual.

Para mais informações, clique aqui e acesse o site da Sorigs, a partir desta terça-feira, 15.



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