Crianças e adolescentes do acolhimento vão à praia pela primeira vez
Trinta crianças e adolescentes do programa de acolhimento institucional da Capital tiveram a oportunidade de conhecer o mar nesta sexta-feira, 28. A ação Meu Primeiro Mergulho no Mar, parceria do Ministério Público do Rio Grande Sul (MPRS) e da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer, realizada em Capão da Canoa, proporcionou oficinas, recreação e a atividade mais esperada do dia: o banho de mar.
Com idade entre cinco e 17 anos, as crianças e adolescentes que tiveram sua primeira experiência na praia residem nas casas-lares Calábria, do Centro de Educação Profissional São João Calábria. Além de banho de mar, elas participaram da oficina de conscientização para o trânsito com minibuggies, desenvolvida pela Polícia Civil, apresentação do Projeto Guarda-Vidas Mirins, do Corpo de Bombeiros, mini rústica e atividades recreativas.
A promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre Cinara Vianna Dutra Braga destacou que a Promotoria apoia todas as ações públicas ou privadas que contribuam para a formação e, em especial, que tragam alegria às crianças e adolescentes do acolhimento institucional. “É um enorme prazer presenciar a felicidade que o passeio à praia está proporcionando aos nossos acolhidos”, acrescentou.
Cinara enalteceu ainda a parceria com as instituições: a Secretaria Estadual de Esportes, que organizou o evento e lembrou de beneficiar as crianças; o Município de Capão da Canoa, que as recepcionou; o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Brigada Militar, instituições que contribuíram para a realização das atividades de lazer e cultura.
Fotos: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini