MP participa da premiação de concurso alusivo à prevenção de álcool e drogas em Santa Maria
Iniciativa do Fórum Permanente de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres por Crianças e Adolescentes, o concurso cultural Curto a Vida, Não Curto o Álcool premiou professores e estudantes de Santa Maria que abordaram o assunto com coerência e sensibilidade. A solenidade ocorreu no dia 9 de outubro, na Câmara de Vereadores, dentro da programação da 9° Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros, Congêneres. Participaram do evento o promotor Ricardo Lozza, da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria, e a promotora Martha Beltrame, presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, instituição que compõe o Fórum.
O Fórum Permanente realiza o concurso anualmente desde 2011. Neste ano, a seleção de trabalhos, que incluiu projetos, vídeos, desenhos, textos e poesias, teve como finalidade evidenciar uma ou mais diretrizes da Política Nacional sobre o Álcool. Entre as diretrizes: ações de comunicação, educação e informação relativas à prevenção ao uso do álcool; acesso da população a alternativas culturais e de lazer que possam constituir escolhas pautadas na promoção da vida; e ações de prevenção ao uso do álcool nas instituições de ensino.
Na solenidade de premiação do concurso, o promotor Ricardo Lozza destacou a importância da atuação conjunta das instituições para a efetividade das ações de combate ao consumo de álcool e drogas pelos jovens. “Em Santa Maria, o MP tem trabalhado em parceria com o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), em campanhas e outras iniciativas essenciais para conscientização da sociedade”, ressaltou.