MP de Alegrete promove seminário para mediadores de conflitos
Na última quinta, 10 de outubro, aconteceu o Seminário de Formação dos Mediadores capacitados no Curso de Prevenção e Gestão de Conflitos, na Escola Lauro Dornelles, em Alegrete. O evento foi realizado pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação, por meio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave) e contou com a parceria do Ministério Público de Alegrete e da Prefeitura.
Na abertura do seminário, a professora Liziane Galvão de Oliveira, assessora da Cipave e ministrante do curso, afirmou que o município de Alegrete conta agora com 70 mediadores de conflitos preparados para qualificar a comunicação e promover a convivência entre as pessoas. A secretária Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Iara Caferatti, falou da satisfação dos gestores públicos em poder proporcionar este tipo de capacitação aos profissionais da Rede de Apoio Escolar e Rede de Apoio e Proteção da Infância e da Juventude.
“O curso é muito enriquecedor, principalmente no momento em que vivemos nas escolas, onde é preciso que os conflitos sejam amenizados para que a aprendizagem aconteça”, salientou a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marcia Dornelles. Também participaram do seminário Daniela Haerter, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e Mirza Nunes, diretora da Escola Lauro Dornelles.
Antes do encerramento, foi realizada uma atividade de mediação de conflitos, na qual os participantes colocaram em prática o que aprenderam durante a capacitação. Ao final, foram entregues certificados para 70 formandos.