MP participa de audiência pública sobre eleições para conselheiros tutelares
As eleições unificadas para conselheiros tutelares serão realizadas no dia 6 de outubro, em todo o país. Diante da importância do tema, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) promoveu hoje, 09, uma audiência pública para debater as eleições, de caráter facultativo a todos os eleitores brasileiros. O evento contou com a participação da promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Porto Alegre, Maria Augusta Menz, que classificou como “espantoso o fato da grande maioria da população desconhecer a realização do pleito para o órgão que é a porta de entrada do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente”.
A promotora destacou as atribuições do Ministério Público de fiscalizar as eleições para conselheiros tutelares e a própria atuação dos Conselhos. “Em cada Comarca, há pelo menos um promotor atuando para garantir a lisura do pleito, mas é importante que a comunidade informe às promotorias ou os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre qualquer suspeita de irregularidade, como por exemplo, abuso do poder econômico a partir da compra de votos ou transporte de eleitores”, salientou.
Maria Augusta conclamou instituições e sociedade para que se unam para atuar efetivamente na divulgação das eleições e no voto consciente para os 526 Conselhos Tutelares do Estado, e um total de 2,6 mil conselheiros. “O eleitor não deve se preocupar apenas em ir às urnas, mas também em conhecer os candidatos, verificar sua idoneidade”, afirmou.