MP lança em seminário 2ª fase de campanha de prevenção ao compartilhamento de imagens íntimas de crianças e adolescentes
Com a exibição do filme “Quando uma imagem vira pesadelo – parte II”, no Fórum Permanente de Prevenção e Combate à Violência Sexual Praticada contra Criança e Adolescente, nesta quarta-feira, 04, às 14h, o Ministério Público do Rio Grande do Sul dá início à segunda fase da campanha de prevenção à postagem e ao compartilhamento de imagens íntimas infanto-juvenis. A ação está vinculada à campanha Setembro Amarelo, de combate ao suicídio. O evento ocorre no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do MP, e as inscrições podem ser realizadas no local.
O filme de um minuto aborda o tema do ponto de vista do adolescente que compartilha imagens da menina, alertando para implicações legais e os graves danos emocionais para a vítima. Na primeira parte, é a menina quem vive o pesadelo de ter suas fotos íntimas enviadas compartilhadas nas redes sociais. A exibição dos dois filmes abre o seminário do Fórum e tem como objetivo enfatizar as ações de prevenção e atuação dos profissionais do Sistema de Garantias de Direitos que trabalham com crianças e adolescentes expostos à vulnerabilidade por exposição inadequada na internet.
Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões (Caoijefam) e da campanha, a promotora de Justiça Denise Casanova Villela, afirma que muitos casos de crianças e adolescentes autolesionados ou que tentam suicídio que chegam às Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude se revelam vinculados à exposição de imagens na internet, sem que os responsáveis tenham conhecimento sequer de sua interação com redes sociais. “Esta questão tem várias faces, que implicam em significativos riscos à saúde física e mental dos adolescentes, e as fases da campanha seguem a cronologia do problema, iniciando com o envio das imagens, seguido da postagem e compartilhamento”, enfatiza a promotora.
FALE COM A MANÚ
O lançamento da campanha dará continuidade a um cronograma de ações que abordam a postagem e o compartilhamento de imagens íntimas e outros temas relacionados à proteção da infância e juventude. No seminário, Denise Vilella apresenta o projeto-piloto MP Digital: Nas Escolas, e o estrategista digital e coordenador de mídias do MPRS, Cezino Caldas, expõe a nova versão do chatbot Fale com a Manú, ferramenta de inteligência artificial que propicia às crianças e adolescentes um espaço de contato simples e rápido, via rede social, para dividir suas angústias sobre uma imagem que pensam em enviar ou já enviaram.
Haverá transmissão ao vivo do evento. Para acessar o link, clique aqui.