Realizada a 1ª Corrida pela Adoção em Porto Alegre
O espaço destinado a concentração e largada dos corredores inscritos na 1ª Corrida pela Adoção começou a ser ocupado pelo público antes das 8 horas da manhã deste domingo, dia 26, horário marcado para o início da prova na categoria adulto, e permaneceu lotado durante toda a manhã, até o final da corrida dos pequenos. A concentração para as provas, que teve modalidades de 10, cinco e três quilômetros (incluindo a caminhada e o circuito infantil), ocorreu na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, junto a pista de skate do Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre.
Participaram do evento 1500 corredores inscritos e pessoas interessadas em saber mais sobre adoção e apadrinhamento, além de integrantes do Ministério Público, Judiciário e Executivo que atuam na área da Infância e Juventude. De acordo com a promotora Cinara Vianna Dutra Braga, o evento esportivo, que tinha como objetivo chamar atenção para o número de crianças e adolescentes acolhidos, atingiu os objetivos, já que os profissionais que estavam no local atenderam um significativo número de interessados no tema. “Na manhã desta segunda-feira, ouvimos um casal que tem interesse em se aproximar de uma adolescente que participou da corrida. Uma demonstração clara do resultado alcançado”, revelou a promotora.
No Estado, são aproximadamente 5 mil crianças e adolescentes em casas de acolhimento. Só em Porto Alegre, quase mil crianças e adolescentes estão institucionalizados. “Hoje, se você não quiser adotar, mas tem carinho para dar, pode apadrinhar um deles. Ou se não se sentir à vontade, pode ir até a casa de acolhimento mais próxima para conhecer e apadrinhar o local, com visitas, dando um olhar especial às crianças, onde tudo é coletivo” explica Cinara.