Gramado recebe a etapa de mobilização do projeto institucional Pacificação nas Escolas
Nesta segunda-feira, 18, o município de Gramado acolheu a etapa de mobilização para a implantação do projeto institucional Pacificação nas Escolas – um olhar restaurativo do MPRS, durante a reunião mensal da Rede de Apoio à Cidadania (RAC).
Com a presença do prefeito municipal, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, a promotora Regional da Educação, Simone Martini, e o promotor de Bento Gonçalves, Elcio Resmini Meneses, apresentaram aos participantes da RAC os objetivos do projeto e as etapas de sua implantação, propondo a formação de um grupo de facilitadores, no município, para atuação em círculos de construção de paz nas escolas.
O promotor de Justiça de Gramado, Max Roberto Guazzelli, integrante da RAC, oportunizou a apresentação do projeto, colocando-se à disposição para viabilizá-lo no município. A juíza de Direito, Aline Ecker Rissato, também participante da Rede, referiu ser o projeto uma grande oportunidade de concretizar o que vem sendo debatido nos encontros, apoiando de imediato à iniciativa.
Ao final, o prefeito municipal revelou o interesse na formação de profissionais para a atuação com as práticas restaurativas, comprometendo-se com a elaboração de uma legislação municipal, tal como já existe em outros municípios da região, instituindo o programa de pacificação restaurativa no município.
As próximas etapas de mobilização ocorrerão, em breve, em Canela e São Francisco de Paula, concluindo a apresentação do projeto aos 48 municípios que compõem a Regional de Educação de Caxias do Sul.