Santa Maria: MP integra iniciativa de prevenção ao consumo de álcool por crianças e adolescentes
Na última quarta-feira, 10, a 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria participou da cerimônia de premiação do concurso cultural “Curto a vida. Não curto o álcool”, enquanto parte da programação da VIII Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres. A iniciativa quer instigar o público estudantil a ser protagonista na prevenção ao consumo de álcool.
A premiação, instituída ainda em 2011, reconhece produções dos alunos de ensino fundamental e médio da rede pública e privada em quatro categorias: texto, desenho, poesia e vídeo. Além de estudantes, foram premiados também professores com projetos em desenvolvimento ou já concluídos e propostas de projetos a serem desenvolvidas no futuro. O promotor Ricardo Lozza, presente à mesa de abertura, fez alusão à importância da disseminação de iniciativas como o concurso. “Que sejam reforçadas e patrocinadas pelo nosso interesse e pelo nosso entusiasmo, com atitudes concretas para mostrar o quão deletério é o consumo irresponsável de álcool”, conclamou ele.
A organização do evento, que ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, ficou a cargo do Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes. Além dos estudantes e professores premiados, familiares e amigos, estiveram presentes representantes das Secretarias Municipais de Educação, de Desenvolvimento Social e de Saúde, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Franciscana (UFN), Conselho Municipal de Entorpecentes de Santa Maria, Câmara de Vereadores e o Ministério Público. Ainda, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) é apoiadora e patrocinadora do projeto.
REUNIÃO DE REDE
Na terça-feira, 09, o promotor esteve reunido também com os membros da rede de proteção à criança e ao adolescente de Silveira Martins, município a cerca de 30 quilômetros de Santa Maria. Na ocasião, os presentes compartilharam suas percepções sobre o funcionamento da rede e discutiram ajustes nos fluxos de atendimento dessa população. Participaram representantes da Brigada Militar, Conselho Tutelar, Policia Civil, Centro de Referência de Assistência Social (Cras¬), secretarias e escolas municipais.
Fotos: Camila Porto Nascimento