Pelotas: MP realiza reunião para avaliar medidas do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo
Na última sexta-feira, 31, o auditório da Promotoria de Pelotas sediou mais uma reunião de reavaliação do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo do município. Presidida pela promotora de Justiça Luciara Robe da Silveira, a reunião contou com a orientação técnica da assistente social Cintia Pestano, que coordenou os trabalhos. Em sua terceira edição no ano, a atividade teve como foco a atualização do diagnóstico situacional do atendimento socioeducativo de Pelotas. As instituições envolvidas com a socioeducação apresentaram os dados dos atendimentos efetuados com vistas à atualização do Plano Municipal elaborado em 2014. Com a ação, percebeu-se a necessidade de adaptação do plano à nova realidade e o estabelecimento de metas mais precisas e realizáveis.
Para a promotora de Justiça, “essas reuniões têm sido fundamentais porque permitem a avaliação da realidade do atendimento socioeducativo, que registra, nos últimos anos, não só o aumento quantitativo, mas, também, o agravamento dos atos infracionais no município e permite o estabelecimento de um plano para o aprimoramento do atendimento atualmente prestado, com foco na prevenção”, afirmou.
Após a conclusão do diagnóstico e propostas as alterações do plano, haverá a submissão ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica) e ao Conselho de Assistência Social. Se aprovado, o novo plano irá ser executado e monitorado a partir de 2019.
Estiveram presentes na reunião representantes do Gabinete de Assessoramento Técnico do Ministério Público, do CAPS I, do CAPS AD, do CREAS, do CRAS, do POD-CIEE, da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Pelotas, da Secretaria de Saúde de Pelotas, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Fundação de Atendimento Sócio - Educativo, da Cipave, da 5ª Coordenadoria Municipal de Educação, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Pelotas, do CASE, do COMDICA e do Casemi.