Uso dos chamados “combos” pelos adolescentes motiva criação do GT dos Energéticos
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Denise Casanova Villela, presidiu, no último dia 15, a primeira reunião do “GT dos Enérgicos”, grupo de trabalho criado a partir de demandas observadas durante o Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes.
O grupo é composto pela farmacêutica e toxicologista Renata Limberger, representando a Faculdade de Farmácia da UFRGS; pelo médico psiquiatra da infância e da adolescência Thiago Gatti Pianca, representando o Hospital de Clínicas de Porto Alegre; pela psicóloga Ana Paula Schmidt Lourenço, representando o Serviço Biomédico do Ministério Público; e o coordenador do Instituto Cuidar Jovem, Marcos Dauth.
Dando início à reunião, Denise Villela salientou a relevância do grupo. “Esse GT é um projeto pioneiro, cujo tema a ser enfrentando requer estudo e aprofundamento técnico-científico, visto que o consumo de energético por jovens, conforme observado em operações de fiscalização noturnas, está associado, em regra, ao uso de bebida alcoólica, o que os adolescentes chamam de combos”, explicou a promotora.
Entre os tópicos acordados para a futura reunião do GT, ficou decidido que o material pesquisado pelos parceiros será encaminhado ao Centro de Apoio para compilação e elaboração de dossiê, o qual servirá de embasamento a eventuais ações futuras do Grupo. Além disso, serão aprofundadas questões relativas a legislação que trata da comercialização de energéticos, no Brasil e outros países citados em estudo, apresentado durante o encontro, além de outras ações que visem trazer o máximo possível de subsídios aos integrantes do grupo. A intenção é que, após a compilação das informações técnico-científicas relacionadas ao tema, possa ser estudada a proposta de articular ações conjuntas junto às Promotorias Regionais de Educação.
A próxima reunião do GT deverá ocorrer no dia 18 de setembro.