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Santa Maria: Preduc promove práticas restaurativas com foco no sucesso e permanência na escola

Santa Maria: Preduc promove práticas restaurativas com foco no sucesso e permanência na escola

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A Promotoria Regional de Educação de Santa Maria (Preduc) realizou, no início do mês de julho, círculos de possibilidades para o cumprimento do projeto prioritário Sucesso e Permanência na Escola – enfrentamento da distorção idade/ano, referente ao município de Santa Maria. Os encontros foram divididos por regiões da cidade e ocorreram nos dias quatro, 11 e 12 de julho, com a Rede Leste, Centro e Oeste do município.

O objetivo foi promover a reflexão entre os membros da Rede de Apoio à Escola (Rae), sobre possíveis ações para enfrentamento da defasagem idade/ano, principal causa da exclusão escolar, constante nas Ficais do Estado. Além disso, o projeto busca implementar o enunciado do artigo 9º do Termo de Cooperação da Ficai, visando fortalecer o diálogo entre Ministério Público, gestores e profissionais da Rae para o planejamento de políticas e ações necessárias à garantia do direito à educação.

Como habitual, a Preduc de Santa Maria elegeu a metodologia de práticas restaurativas, facilitadas pela assessora de promotor de Justiça Isabel Cristina Martins Silva e coordenadas pela promotora de Justiça Rosangela Corrêa da Rosa para realização da audiência extrajudicial coletiva, cuja organização em círculo remete a horizontalidade e corresponsabilidade na Rae.

No desenvolvimento da atividade principal, ocorreu a exposição dos fundamentos legais do projeto de sucesso e permanência na escola, pela promotora Rosangela Corrêa da Rosa. Na sequência, os participantes tiveram a oportunidade de refletir acerca da sua contribuição, dentro das suas atribuições enquanto membro da Rede, para a efetiva permanência e aprendizagem do aluno com defasagem série/idade na escola.

As possibilidades foram construídas colaborativamente, restando, como principais encaminhamentos, a formação de parcerias com instituições de ensino superior da cidade para formação continuada dos docentes, a criação da Educação de Jovens e Adultos (Eja) diurno, com previsão para o ano de 2019, a articulação de reuniões de rede em regiões com desafios na sua realização, entre outros.

Como avaliação final, os participantes puderam expressar em uma palavra o significado do encontro, tendo demonstrado motivação, comprometimento, apoio, parceria, esperança, união, reflexo do fortalecimento do trabalho em Rede com sua região.



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