Santa Maria: MP promove práticas restaurativas com a Rede de Apoio à Escola
A Promotoria de Justiça Regional da Educação de Santa Maria realizou nos dias 11, 14 e 15 de junho, nos municípios de Itaara, São Martinho da Serra e Silveira Martins, respectivamente, círculos de possibilidades em conjunto com a Rede de Apoio à Escola (Rae).
Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os fundamentos legais do projeto de sucesso e permanência na escola, através da exposição da promotora Regional de Educação, Rosangela Corrêa da Rosa. Os participantes ainda puderam refletir sobre como contribuir para a efetiva permanência e aprendizagem do aluno com defasagem série-idade na escola. A metodologia das práticas restaurativas foi utilizada com o objetivo de discutir ações para enfrentamento da defasagem série-idade, principal causa da exclusão escolar constante nas Ficais do Estado.
A Rae demonstrou estar buscando soluções para situação, em especial por apresentar retorno com boas perspectivas após as atividades propostas. Os encontros vêm fortalecendo o diálogo entre Ministério Público, gestores e profissionais da Rede para o planejamento de políticas e ações necessárias à garantia do direito à educação e do dever de educar.
Estiveram presentes em cada município, representantes do Conselho Tutelar, Cras, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Ação Social, Conselho Municipal de Educação, Smed, Representação das Escolas Municipais, professores municipais e estaduais, direções das escolas estaduais e 8ª Cre.