Comissão para vistoria de transporte escolar em Fontoura Xavier é criada durante reunião em Passo Fundo
A Promotoria Regional de Educação de Passo Fundo foi sede de uma reunião, no último dia 24 de abril, sobre o remanejamento de estudantes da escola Guilherme Souza Portella, em Fontoura Xavier. Participaram do encontro a promotora de Justiça Regional da Educação Ana Cristina Ferrareze, representantes do Município de Fontoura Xavier e pais dos estudantes remanejados. Durante a reunião, foi criada uma comissão para a realização de uma vistoria conjunta nas rotas e veículos de transporte escolar.
A comissão ficou encarregada, ainda, de elaborar um relatório circunstanciado, que será encaminhado para análise da Preduc, que deverá então tomar as providências necessárias. A medida de remanejamento aconteceu no início do ano letivo, sob o argumento da necessidade de contenção de gastos por parte do município, contrariando a comunidade escolar.
Entre as reclamações dos pais, além das dificuldades ocasionadas pelo remanejamento, estão o excesso de velocidade, a superlotação e a inadequação dos veículos disponibilizados. No entanto, a Prefeitura municipal garantiu que a situação está regular e adequada.
Ainda durante o encontro, a promotora Ana Cristina solicitou ao Poder Legislativo que seja enviada toda a documentação dos veículos que realizam o transporte escolar, bem como os documentos dos motoristas e os relatórios de vistoria. Ainda, salientou que é dever do Município verificar a regularidade dos veículos, realizar inspeções e manter a boa qualidade do serviço.