Lajeado: lançada a quarta edição do Concurso Cultural Vida+Viva
Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 18, no auditório da Promotoria de Lajeado, o lançamento do Concurso Cultural Vida+Viva sem álcool (-) 18 anos. Neste ano, a atividade de mobilização das instituições chega a sua quarta edição e propõe a produção de conteúdo nas categorias de teatro, dança, música e vídeo. A temática deve ser a prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas por crianças e adolescentes.
O concurso de 2018 pretende envolver as escolas públicas e privadas de ensinos fundamental e médio de Lajeado e os 33 municípios de abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), bem como as organizações sociais e os órgãos públicos municipais de Lajeado com atuação e atendimento de crianças e adolescentes.
A iniciativa, em vigor desde 2012, mobilizou no ano passado 31 voluntários, dez empresas, 18 escolas, 24 projetos homologados e mais de 6 mil participantes. Este ano, a meta é conseguir a inscrição de 40 projetos nas quatro categorias. O concurso cultural tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos culturais que tenham como temática principal a prevenção à venda, fornecimento, uso e consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes, especialmente no que se refere ao incentivo à sustentação de estratégias para o enfrentamento coletivo dos problemas oriundos do consumo de álcool em Lajeado e região.
A iniciativa integra o programa Vida+Viva Sem Álcool (-)18 anos, que tem como coordenador o promotor de Justiça de Lajeado Neidemar Fachinetto. Segundo ele, o engajamento das instituições de ensino e entidades é fundamental para o sucesso da iniciativa. “Por meio dela, espera-se que as crianças e os adolescentes sejam os verdadeiros protagonistas na produção e transmissão de valores e novos hábitos no caminho de reduzir a tolerância ao consumo precoce de bebidas alcoólicas”, destaca.
A novidade desta edição do concurso é a possibilidade de as instituições inscreverem os projetos culturais de forma individual ou em conjunto com outra entidade de segmento diverso do seu, sendo que cada integrante (criança e adolescente) somente poderá ser inscrito e participar de um projeto cultural. Existe a previsão de capacitação aos participantes e professores das instituições que se inscreverem. O treinamento para melhoria dos trabalhos será ministrado por professores da Univates. Haverá, ainda, ajuda de custo de R$ 150. Os prêmios serão entregues para as três melhores produções de cada categoria.
As inscrições estão abertas conforme consta no regulamento e vão até o dia 2 de maio de 2018 pelo site www.vidamaisviva.org.br ou pelo telefone (51) 3011-6900. O Concurso Cultural tem o apoio das empresas Fruki, Docile, Sorvebom, Livraria Vitrola, Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Associação dos Juízes do RS (AJURIS) e Associação Médica do Vale do Taquari (SMAT).