Promotoria Regional de Educação de Passo Fundo debate Ficai Online
A promotora de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo, Ana Cristina Ferrareze, recebeu na última quarta- feira, 28, representantes da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Comdica, Procuradoria do Município, Corregedoria dos Conselhos Tutelares, Conselheiros Tutelares das Microrregiões I e II e Coordenação das Rae’s.
O encontro, na sede do Ministério Público, teve por objetivo tratar acerca da utilização e encaminhamentos das Ficai’s (Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente) no município de Passo Fundo. Segundo dados apresentados na reunião, foi constatado elevado número de Ficai’s em andamento, apenas no primeiro mês de 2018. No total, são 3.216 Ficai’s em situação de curso.
Durante a reunião, foram discutidas as dificuldades que os Conselhos Tutelares enfrentam para a realização das Ficai’s e, por isso, Ana Cristina Ferrareze sugeriu que sejam feitas reuniões mensais com os diretores e orientadores das escolas envolvidas, para que se possa tomar conhecimento dos principais problemas enfrentados.
Na ocasião, foi apresentado, ainda, o Portal Ficai Online na Intranet do Ministério Público do Rio Grande do Sul, para que todas as dúvidas dos participantes fossem esclarecidas.
A próxima medida a ser tomada será a realização de um levantamento das Ficai’s por parte dos Conselhos Tutelares e das escolas envolvidas, a partir dos seguintes critérios: maioridade, mudança de escola, cidade ou estado, ou outros fatores.