Ministério Público de Caxias realiza evento sobre Saúde Mental na Escola
A Promotoria de Justiça Regional da Educação de Caxias do Sul realizou nesta quinta-feira, 26, a Jornada sobre Saúde Mental na Escola, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). O evento é uma das ações elaboradas pelo Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes da Rede de Apoio à Escola do município, criado pelo Ministério Público. Instituições de ensino superior foram convidadas a participar do grupo, a pedido da Promotoria de Justiça.
O objetivo da atividade é a realização de pesquisas acadêmicas na área da saúde mental, buscando subsídios científicos para a proposição de políticas públicas que venham atender as demandas de saúde mental dos alunos das redes de ensino de Caxias do Sul. Atendendo ao pedido da Promotoria, a UCS está realizando o Projeto de Pesquisa Educação, Saúde e Acolhimento com a comunidade escolar de uma escola municipal da periferia da cidade, cujos primeiros dados foram compartilhados pelos pesquisadores com participantes da jornada.
Na manhã desta quinta-feira, cerca de 230 participantes do evento assistiram às palestras do psiquiatra Tiago Dumke e da psicóloga Verônica Bohm, com o tema era “A pesquisa enquanto resposta teórica e prática”. O evento também contou com a participação dos pesquisadores da universidade, da educadora Cláudia Rodrigues Freitas e do psiquiatra Ricargo Lugan, pesquisadores da UFRGS, que falaram sobre o tema “Problematizando os processos de Medicalização na Educação”.
À tarde, os participantes dividiram-se em seis grupos para discussão da temática, com apresentação, ao final, da síntese do trabalho dos grupos, que integrará o material da pesquisa. Os resultados do estudo serão apresentados pela UCS, no decorrer de 2018, ao GT e às autoridades locais, serão também publicados em livro, formato e-book, no segundo semestre.