MP participa do Encontro dos Promotores de Justiça da Infância e Juventude em Pernambuco
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Denise Villela, participou, entre os dias 9 e 11 de outubro, do Encontro dos Promotores de Justiça da Infância e Juventude, em Recife, Pernambuco.
Denise Villela, que palestrou no evento a convite do coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude de Pernambuco, Luiz Guilherme da Fonseca Lapenda, abordou a nova Lei da Escuta, prevista para entrar em vigor no dia 05 de abril de 2018. A lei prevê que os Centros de Referência realizem a escuta especializada e que o Depoimento Especial seja tomado por Delegacias de Polícia e Poder Judiciário, visando à proteção da criança e do adolescente vítima de violência e/ou testemunha.
A promotora explicou, ainda, o funcionamento do Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil de Porto Alegre (Crai). O Crai, que já funciona há 16 anos na capital, atende crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexuais de todo o Estado, já nos moldes da nova Lei da Escuta.
Estiveram presentes, além dos membros do Ministério Público do Estado de Pernambuco, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Infância e Juventude do Estado da Paraíba, Alley Borges Escorel, e promotores de Justiça do MP da Paraíba.