MP participa de cerimônia de lançamento do programa "Famílias Acolhedoras" em Rio Grande
O promotor de Justiça da Infância e Juventude de Rio Grande, Rudimar Tonini Soares, participou na sexta-feira, 06, do lançamento oficial do programa “Famílias Acolhedoras”, na Câmara de Vereadores de Rio Grande.
O programa organiza o acolhimento, em residência de famílias previamente cadastradas, de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, por medida protetiva, em razão de abandono ou maus tratos, ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitadas de cumprir sua função de cuidado ou proteção.
Segundo o promotor, é uma forma de acolhimento ainda pouco difundida no Brasil, que, segundo recente levantamento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) , abrange apenas 3,35% da população que poderia ser atendida pelo serviço, mas acaba sendo encaminhada para os tradicionais abrigos (acolhimento institucional). Isso em contraste com os Estados Unidos, que segundo dados oficiais do ano de 2011, tem no programa (Foster Family Care) mais de 70% da população alvo da medida de proteção atendida por este tipo de serviço. E na Inglaterra impressionantes 80%. A mesma tendência é observada na Europa Ocidental.
Estudos mostram, ainda, que este tipo de acolhimento apresenta diversas vantagens, como por exemplo, melhor desenvolvimento cognitivo do protegido, quando sob os cuidados de uma família acolhedora em comparação a uma situação de abrigamento institucional. Rio Grande será o nono município a desenvolver o programa no Estado.