Promotoria Regional da Educação de Santo Ângelo realiza Seminário para Monitoramento das Ações
A Promotoria Regional da Educação de Santo Ângelo, juntamente com o Gabinete de Assessoramento Técnico do MP (Gat), realizou, durante cinco dias, seminário para Monitoramento e Planejamento das Ações.
Os encontros aconteceram nas cidades de Três Passos, Santa Rosa, Santo Ângelo, Cerro Largo e Ijuí e foram presididos pelo promotor de Justiça Márcio Rogério de Oliveira Bressan e coordenados pela assistente social do Gat, Silvia da Silva Tejadas.
Os encontros começaram na sexta-feira, 26 de setembro, em Três Passos, com cerca de 150 representantes dos municípios de Barra do Guarita, Bom Progresso, Braga, Campo Novo, Chiapetta, Coronel Bicaco, Crissiumal, Esperança do Sul, Humaitá, Inhacorá, Miraguaí, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul e Três Passos e, ainda, representantes da 21ª Coordenadoria Regional de Educação.
No dia 27, o seminário realizou-se no município de Santa Rosa, com a participação dos municípios de Alecrim, Alegria, Dr. Maurício Cardoso, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi. A coordenadora da 17ª CRE, professora Roseli Fuhr Schafer, e sua equipe também participaram do encontro.
Em Santo Ângelo, o evento ocorreu no dia 28 de setembro. Fizeram-se presentes aproximadamente 100 participantes dos municípios de Bossoroca, Caibaté, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Mato Queimado, Pirapó, Rolador, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau e Vitória das Missões, bem como a coordenadora da 14ª CRE, professora Tânia Santiago, e sua equipe, bem como representantes da 32ª CRE.
O seminário com o grupo de Cerro Largo, ocorreu no dia 03 de outubro, com representantes dos municípios de Campina das Missões, Cândido Godói, Cerro Largo, Guarani das Missões, Porto Lucena, Porto Xavier, Roque Gonzales, Salvador das Missões, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Senador Salgado Filho, Sete de Setembro e Ubiretama, e representantes da 17ª e da 32ª CREs. Além disso, o professor Luís Fernando Gastaldo, da Universidade Federal da Fronteira Sul, colaborou com esclarecimentos sobre a formação continuada.
O último encontro ocorreu no dia 04 de outubro, em Ijuí, com a participação da promotora de Justiça de Ijuí, Marlise Cordenonsi Bortoluzzi, de representantes dos municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Bozano, Catuípe, Condor, Coronel Barros, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ijuí, Jóia, Nova Ramada, Panambi e Pejuçara e de representantes da 36ª CRE.
Em todos os seminários, realizou-se monitoramento das ações já planejadas em encontros anteriores e presentes nos planos Nacional e Estadual da Educação. Dentre as ações propostas, destacam-se: o fortalecimento da Rede de Apoio a Escola – RAE, a busca de maior participação dos pais na vida escolar, a gestão de conflitos nas escolas, estratégias para combater a defasagem idade-série, gestão democrática, formação continuada e o transporte escolar.
Ressalta-se a participação de secretários municipais de Educação, conselhos tutelares, conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, representantes dos CRAS/CREAS, assessores e coordenadores pedagógicos das Coordenadorias Regionais de Educação, professores estaduais e municipais, psicólogos, assistentes sócias, membros dos Conselhos Municipais de Educação e da Rede de Apoio a Escola, os quais avaliaram os encontros como positivos e importantes na busca pela qualidade da educação.