Especialistas em saúde do Tocantins visitam o Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil - Crai
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Denise Villela, recebeu as representantes do governo do Tocantins na última sexta-feira, 01.
A especialista da Área Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant), Simone Godin, e a assessora do Núcleo Hospitalar do Tocantins Vera Lúcia Carvalho estiveram em Porto Alegre para conhecer o Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (Crai).
O Crai, que funcional no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), é referência nacional para enfrentamento da violência sexual infantojuvenil e figura em uma das três publicações lançadas pela Childhood Brasil para auxiliar gestores públicos a se adequarem a Lei 13.431/2107, conhecida como “Lei da Escuta”, que deve entrar em vigor no ano que vem.
Um dos pontos da lei, sancionada em abril, é a criação de centros de atendimento integrado, em que se estabelecem ações e garantias que evitam que as crianças e adolescentes vítimas de violência tenham que repetir os depoimentos muitas vezes em processos de investigação e judicialização. O Crai deve servir de modelo para o centro que será criado em Palmas, capital do Tocantins.