Fundação Milton Campos apresenta campanha de prevenção no Fórum do Álcool
O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, participou na manhã desta quinta-feira, 31, da abertura de mais uma edição do Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes. O encontro reuniu diversas instituições no Auditório Marcelo Küfner e teve como pauta a apresentação da campanha “Bebida: Lazer com Responsabilidade”, desenvolvida pela Fundação Milton Campos, que tem na presidência a senadora Ana Amélia Lemos.
Dallazen ressaltou que o fórum é um trabalho conjunto, que vem produzindo, através da articulação e do engajamento de várias entidades, um resultado de extrema importância. “Todas as iniciativas, sejam do parlamento ou do poder executivo, na esfera municipal, estadual ou federal são bem-vindas. Buscamos a colaboração de todos porque esse trabalho só tem a importância, a dimensão e os resultados, graças à participação voluntária e a crença que nós temos de que é possível mudar essa realidade cultural que se apresenta”, destacou. Segundo o procurador-geral de Justiça, “o Ministério Público irá seguir cumprindo o compromisso assumido, de fazer todo o esforço e movimentar todos os recursos institucionais para que esse trabalho seja cada vez mais exitoso”.
Participaram da mesa de abertura a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões (Caoijefam), Denise Casanova Villela, e a promtora de Justiça com atuação na 7ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude Inglacir Clós Delavedova.
A coordenadora do Caoijefam agradeceu as presenças e reforçou que este é um trabalho contínuo, que conta com a participação de todos. “O fórum está sempre disponível para receber ideias e compartilhar ações nessa área. Não apenas no combate à venda, mas também, como prevê a lei, no fornecimento, mesmo que gratuito, de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes”, ressaltou Denise Casanova Villela.
A apresentação da campanha foi feita pelo publicitário Vítor Alcântara, da fundação Milton Campos. Ele detalhou como as ações estão sendo desenvolvidas nas escolas, através de uma cartilha e de palestras e conversas com alunos e educadores. Explicou, ainda, que a campanha partiu da participação da senadora Ana Amélia Lemos em encontro da OMS, em Boston, EUA, quando foi apresentada a meta de redução de 10% do consumo de álcool no planeta, até o ano de 2025.
Participaram do evento representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Polícia Civil, OAB, Tribunal de Justiça do Estado, SINEP, IGP, 1º CRE, Equipes Docentes do Brasil, Fórum de Mobilidade Humana, psicólogos, médicos, representantes de escolas públicas e particulares, produtoras de eventos, escoteiros e pais de adolescentes.
Em sua fala, Inglacir Delavedova agradeceu a participação da Fundação Milton Campos, agora parceira do fórum, e reforçou a importância que os integrantes tem um trabalho árduo pela frente, mas que precisa ser feito. “Nós ainda ostentamos o título desonroso de capital brasileira com maior uso de álcool na adolescência e, por isso, não vamos desistir desse trabalho. Sabemos que é custoso, e a mudança de cultura vem longo prazo. Foi assim com a aceitação do uso do cinto de segurança, da proibição do cigarro em lugares fechados, temos que insistir e, um dia, será comum os jovens aceitarem que na festa não tenha bebida alcoólica e que mesmo assim seja divertida e agradável”, pontuou Inglacir.
PRESENÇAS
Estavam presentes ao evento o promotor-corregedor Felipe Kreutz e a promotora de Novo Hamburgo Andreia Alliatti.